agende sua consulta com um médico especialista

o que fazer para iniciar seu tratamento

frete disponível para todo Brasil

logo

Saúde mental

Janeiro Branco: a importância de priorizar a saúde mental

blog

Entenda mais sobre a campanha e quais hábitos adotar em 2024 para manter seu emocional equilibrado

Os primeiros meses do ano são repletos de motivações e metas para uma vida mais equilibrada e saudável e o mês de janeiro especialmente é um período em que adotamos novos hábitos, buscando torná-los rotina. Tudo isso é muito relevante para a nossa qualidade de vida, mas nem sempre ao traçar os planos para o ano que se inicia consideramos um aspecto fundamental e que tem grande influência em outros âmbitos que compõem os pilares do nosso bem-estar: a saúde mental e emocional.

 

Nesse sentido, com objetivo de conscientizar a acerca da priorização da saúde mental e emocional, surgiu a campanha conhecida como “janeiro branco”. Este movimento global, além de simbolizar o início de um novo ciclo, promove conscientização e reflexão sobre questões emocionais, desmistificando tabus e incentivando diálogos cruciais sobre saúde mental e bem-estar emocional.

 

Ao longo deste artigo, exploraremos as origens e propósitos da campanha Janeiro Branco, compreendendo por que a saúde mental deve ser uma prioridade inegociável em 2024. E mais! Vamos trazer maneiras práticas em forma de hábitos acessíveis e eficazes que podem ser incorporados ao longo do ano para manter o equilíbrio emocional. 

 

Em um contexto de estímulos por todos os lados, demandas exaustivas no trabalho e estudos e na correria do dia, a saúde mental é mais vital do que nunca! Por isso convidamos você a se juntar a nós nesta jornada de autoconhecimento e autocuidado, delineando estratégias para um 2024 emocionalmente equilibrado. 

 

Janeiro Branco: uma campanha em prol da saúde mental

A campanha do Janeiro Branco foi concebida por psicólogos brasileiros com o intuito de quebrar estigmas e incentivar a sociedade a voltar a sua atenção para as questões relacionadas à saúde mental e emocional. O mês foi escolhido estrategicamente, sendo o período em que as pessoas estão naturalmente mais propensas a estabelecerem metas e propósitos para o ano que se inicia, dessa forma, é uma oportunidade única para associar esses objetivos à necessidade de cuidar de maneira proativa da saúde mental.

 

Mais do que um convite para o autocuidado, a campanha tem por objetivo de fazer isso de forma amplificada também, desconstruindo estigmas associados à saúde mental. Ao promover debates abertos e honestos, a campanha busca criar um ambiente acolhedor, onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas experiências e buscar ajuda sem receios ou julgamentos.

Na weedmed aderimos e apoiamos a campanha porque reconhecemos que a saúde mental não é um capricho, mas sim uma necessidade básica que merece atenção, respeito e cuidado contínuo.

 

Por que a sua saúde mental deve ser prioridade em 2024?

Entender os motivos pelos quais devemos colocar o bem-estar emocional no topo de nossas prioridades é o primeiro passo para construir uma base sólida para uma vida mais equilibrada.

 

A pesquisa mais recente do Ipsos, que mapeou os problemas de bem-estar em diversos países do mundo, demonstrou que a preocupação com o tema tem crescido ao longo dos últimos anos. Em 2018, 18% dos entrevistados mencionaram a saúde mental como tema de maior preocupação, já em 2023 esse percentual subiu para 52%.

 

Ainda assim, faz-se necessário que cada vez mais tenhamos um olhar atento sobre as questões de saúde mental e emocional, isso porque outros dados são crescentes e alarmantes. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que aproximadamente 1 em cada 3 brasileiros apresenta problemas relacionados à saúde mental, especialmente em questões relacionadas à insônia, ansiedade e apetite. Além disso, um estudo epidemiológico realizado pelo Ministério da Saúde revelou que nos próximos anos até 15,5% da população brasileira pode sofrer depressão ao menos uma vez ao longo da vida. 

 

De modo geral, a pandemia que assolou o mundo trouxe consigo não apenas desafios físicos, mas também profundas ramificações para a saúde mental. O isolamento, as incertezas e as mudanças abruptas na rotina contribuíram para o aumento do estresse, ansiedade e depressão. 

 

Dessa forma, a sociedade passou a reconhecer que a saúde mental não é um componente secundário da saúde geral, mas sim um pilar fundamental. Cuidar da saúde mental não é apenas uma resposta às adversidades, quando priorizamos nossa saúde emocional, experimentamos melhorias significativas na qualidade de vida, relacionamentos interpessoais mais saudáveis e um desempenho global mais eficaz em todas as áreas da vida.

Ao longo de 2024, a priorização da saúde mental não se trata apenas de reação, mas de proatividade. É um compromisso consciente de construir resiliência emocional, adotando práticas que fortaleçam nossa capacidade de enfrentar os desafios com equilíbrio e compreensão. Continue a leitura para entender como fazer isso!

 

Possíveis consequências do estresse crônico

Manter o equilíbrio emocional ao longo de 2024 requer não apenas a consciência de sua importância, mas também a incorporação de hábitos práticos e sustentáveis. Abaixo você encontra algumas das nossas melhores dicas de como manter uma rotina equilibrada, mas sabemos que existem muitas outras boas práticas e reflexões que podem ser feitas sobre o tema e estamos sempre de olho nas novidades, estudos e tendências de bem-estar. Por isso, convidamos você a se inscrever na nossa newsletter gratuita, onde  podemos conversar melhor e frequentemente e trazer conteúdo focado na sua jornada em busca de mais qualidade de vida!

 

A seguir você pode conferir 10 hábitos saudáveis que podem ser adotados para nutrir e fortalecer a sua saúde mental e emocional:

 

  1. Mindfulness e meditação: reserve alguns minutos diários para a prática de mindfulness ou meditação. Para auxiliá-lo nessas práticas, a dica é utilizar aplicativos especializados que oferecem guias e exercícios para iniciantes, inclusive de forma gratuita
  2. Cuidado com o sono: estabeleça uma rotina de sono consistente, priorizando a qualidade e a quantidade adequada. Uma prática que costuma ajudar bastante é  adotar o método 10-3-2-1-0, isto é: 10 horas antes de dormir não ingerir cafeína; três horas antes, não comer e nem beber álcool; 2 horas antes, parar de trabalhar; 1 hora antes, evitar a exposição a telas e 0 é o resultado: zero  vezes que você precisará adiar o alarme na manhã seguinte para acordar disposto.
  3. Prática de exercícios físicos regularmente: integre atividades físicas regularmente em sua rotina, escolhendo atividades que você desfrute. A OMS recomenda que o tempo despendido em atividades físicas semanalmente seja de 150 minutos por semana.
  4. Conexão social e em comunidade: cultive relacionamentos interpessoais, mesmo que virtualmente, participando de encontros sociais e considere ingressar em grupos ou comunidades com interesses comuns como clubes, associações, dentre outros.
  5. Autocuidado personalizado: identifique quais atividades que trazem relaxamento e prazer, como ler, ouvir música, ou tomar um banho quente e reserve tempo regularmente para se dedicar a essas atividades.
  6. Limites claros entre vida pessoal e profissional/acadêmica: defina limites claros entre trabalho e vida pessoal. Aprenda a dizer “não” quando necessário, protegendo seu tempo e energia.
  7. Expressão criativa: envolva-se em atividades criativas e manuais, como pintura, escrita, cerâmica ou música. A expressão criativa é uma saída valiosa para emoções e pensamentos.
  8. Alimentação equilibrada: mantenha uma dieta balanceada, rica em nutrientes essenciais para o corpo e mente. Esteja atento às suas necessidades alimentares e evite pular refeições.
  9. Aprendizado contínuo: estabeleça metas educacionais que estimulem o seu crescimento pessoal. Explore cursos, leituras ou novas habilidades que despertem seu interesse.
  10. Considere buscar ajuda profissional: ao perceber sintomas e alterações de humor, na qualidade do sono, motivação, dentre outros é importante investigar, especialmente se for algo recorrente e persistente. Para tal você pode explorar opções práticas como a telemedicina. Na weedmed contamos com diversos médicos parceiros e especialistas em saúde mental que estão aptos a atendê-lo, explorando sintomas e buscando, se necessário, tratamentos diversos e personalizados. Clique aqui para saber mais!

Conclusão

Depois de entender mais a fundo do que se trata a campanha do “Janeiro Branco”, compreendemos a importância de priorizar nossa saúde mental em 2024. Em um mundo dinâmico e desafiador, é fácil entender a necessidade de adotar uma abordagem proativa para manter o equilíbrio emocional

 

Em 2024, encorajamos cada indivíduo a assumir o compromisso pessoal de tornar a saúde mental uma prioridade inegociável. Pequenas mudanças consistentes, como a incorporação dos hábitos mencionados, podem criar uma rotina de bem-estar ao longo do ano.

 

Ressaltamos mais uma vez a importância de buscar ajuda profissional caso sintomas de questões relacionadas à saúde mental sejam frequentes. Para agendar uma consulta com médicos especialistas você pode clicar no botão abaixo. Conte com a weedmed na sua jornada de equilíbrio e bem-estar!

Referências

  • https://oglobo.globo.com/opiniao/editorial/coluna/2024/01/brasil-deve-regular-cannabis-medicinal-com-sensatez.ghtml 
  • https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/janeiro-branco-mes-de-conscientizacao-pela-saude-mental-e-emocional 
  • https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2024/01/06/janeiro-branco-campanha-alerta-sobre-a-importancia-do-cuidado-com-a-saude-mental.ghtml 
Botão para o whatsapp